"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

LINGUAGENS: Significado de expressões populares

Coisas do arco-da-velha

Significado: Coisas inacreditáveis, absurdas, espantosas, inverossímeis.


Dose pra cavalo

Significado: Quantidade excessiva; demasiado.

Origem: Dose pra cavalo , dose pra elefante ou dose pra leão são algumas das variantes que circulam com o mesmo significado e atendem às preferências individuais. Supõe-se que o cavalo, por ser forte, o elefante, por ser grande e o leão, por ser valente, necessitam de doses exageradas de remédio para que este possa produzir o efeito desejado.


Memória de elefante

Significado: Ter boa memória; recordar-se de tudo.
Origem: O elefante fixa tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atrações do circo .


Lágrimas de crocodilo

Significado: Choro fingido.
Origem: O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu-da-boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.



Não aguentar uma gata pelo rabo

Significado: ser ou estar muito fraco.
Origem: O feminino, neste caso, tem o objetivo de humilhar o impotente ou fraco a que se dirige a referência. Supõe-se que a gata é mais fraca, menos veloz e menos feroz em sua própria defesa do que o gato. Na realidade, não é fácil segurar uma gata pelo rabo, e não deveria ser tão humilhante a expressão como realmente é.



Afogar o ganso

Significado: Relação sexual; masturbação.
Origem: No passado, os chineses costumavam satisfazer as suas necessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poder sentir os espasmos anais da vítima.







Por enquqnto é só, mas tem muito mais expressões. Postarei em outra oportunidade.
Aguardem!

Um comentário:

  1. adoro as expressões populares. as expressões da nossa região,então? são otimas! exemplo: 'vem pica-pau,aqui é aroeira!' ou ainda, 'fulano é tão amargo que se cuspir nasce um pé de boldo.'
    cibeli

    ResponderExcluir