"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Professores usam pouco novas tecnologias em sala de aula

Blogs, programas colaborativos e conferências pela internet não são nada populares entre os professores universitários

Professores usam pouco novas ferramentas e tecnologias deinternet em suas aulas nas universidades. Foi isso que indicou um estudo feito nos Estados Unidos em 2009.

Faculty Survey of Student Engagement entrevistou aproximadamente 4600 professores em 50 instituições de ensino superior nos Estados Unidos para saber como eles estavam usando as novas tecnologias e mídias sociais durante as aulas.

A pesquisa mostrou que a maioria dos professores não usam as ferramentas e não integram seus cursos com essas inovações.

Blog
84% dos professores nunca usaram um blog em suas aulas. 3% não sabem nem mesmo o que seja um.

Programas de edição colaborativa
Programas onde os usuários podem editar arquivos em grupo, como o Google Docs e o Wiki (o mesmo do Wikipédia), nunca foram usados por 79% dos professores.

Videoconferências
Videoconferências ou conversas telefônicas pela internet também não são populares: 84% nunca usou uma destas ferramentas.

Programas de detecção de plágio
Hoje em dia existem até mesmo programas que detectam se o aluno copiou alguma coisa da internet. Sorte dos estudantes que 70% dosprofessores nunca usaram tais programas, embora apenas 4% os desconheçam.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Dados de 12 milhões de inscritos no Enem vazam na internet


Uma falha do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) permitiu acesso livre aos dados pessoais de 12 milhões de inscritos nas últimas três edições do Enem. Até o fim da tarde de ontem, os estudantes cadastrados tiveram informações como nome, RG, CPF, data de nascimento e nome da mãe expostos em links abertos no site do Inep. As listas eram de uso interno do Inep, responsável pela organização do Enem, e não deveriam estar disponíveis livremente. Os links davam acesso aos arquivos com todos os inscritos das edições de 2007, 2008 e 2009, sem a necessidade de senha. Os endereços já estavam fora do ar às 17 horas de ontem, horas depois de o MEC ter sido avisado da falha.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quem passa tempo demais na Internet tem mais risco de depressão, revela estudo


Estudo chinês mostra que adolescentes que passam tempo demais na Internet têm quase 50% mais chances de desenvolver depressão do que usuários moderados. O pesquisador Lawrence Lam, co-autor do estudo, diz que adolescentes que passam de 5 a 10 horas por dia conectados apresentam agitação quando não estão na frente do computador e perdem o interesse pelas interações sociais. O estudo envolveu 1.041 adolescentes de 13 a 18 anos no sul da China. Nenhum deles tinha depressão no começo do estudo. Nove meses depois, 84 apresentavam a doença, e os que passavam tempo demais na Internet eram 50% mais vulneráveis que os usuários moderados. Para os pesquisadores, a falta de sono e o estresse causado pelos jogos online podem explicar a tendência depressiva.

CRÔNICA: O segredo




Um médico saiu pra caminhar e viu a velhinha sentada num banco fumando um cigarrinho. Se aproximou e perguntou:

"Se nota que é tão feliz.....qual é seu segredo??

Ela respondeu:

"Sou PROFESSORA, durmo às 3 da manhã corrigindo provas e planejando atividades, me levanto às 6 da manhã.

Nos fins de semana não pratico nenhuma atividade física, não me divirto. Trabalho fazendo projetos, corrigindo mais provas, revisando exercicios ou atualizando meu blog!!! Todo final de semana, sábado, domingo e se a segunda é feriado, também.

Não tomo café, não almoço e nem janto direito porque não dá tempo.

O doutor então exclamou:

- "Mas isso é extraordinário. Quantos anos a senhora tem??

- 39, respondeu-lhe a velhinha!

Texto de Lauro Julio Dalcin

LINGUAGENS: Jesus, a vingança




Pedro teve a primeira visão, adolescente. O padrasto ia para a posse do primeiro Presidente Civil do Brasil, depois de décadas de ditadura militar. Pedro avisou: "não adianta você ir. Ele está doente. Vai morrer, antes de ser empossado." 

Anos antes, fora atropelado numa calçada. O carro derrubou um banco de cimento e lançou Pedro a metros de distância. Ele sobreviveu, sem nenhum arranhão. E, desde então, convenceu-se de ser a reencarnação de Jesus Cristo. Desde criança, quando astrologia não era moda ainda, Pedro fazia mapa astral, estudava quiromancia e outros esoterismos. Lia mãos das pessoas, nas ruas, e acertava tudo. A família, por sua vez, era materialista e não acreditava nem em esoterismos, nem em Jesus Cristo. 

Passados mais alguns anos, Pedro fazia adivinhações e suas premonições se confirmavam. Ainda assim, fora tachado de doente mental, por psiquiatras, que o entupiram de remédios. Internado um ano num hospício, saiu de lá, com todas as características de um louco. Era violento com a família. Perigoso. Sua irmã era a única que acreditava em seus delírios e achava que ele era mesmo Jesus, que havia voltado para se vingar do que passara aqui, há dois mil anos. Sua irmã também foi considerada louca e internada muitas vezes.

Com o passar de décadas, Pedro começou a operar pequenos milagres em si mesmo. Curou-se de um câncer, dois dias antes de uma cirurgia, destinada a extirpar parte da doença e de seus pés. Rezava e se curava. Um dia, sua irmã pediu que ele rezasse e a curasse de uma doença crônica. Ele o fez. Ela se curou. 

E foi esta sua irmã quem compreendeu, quando o mundo começou a ficar inviável, o que havia acontecido. Seu irmão era Jesus. E, dado como louco, não pôde nos salvar. A Terra estava desolada. Muitas espécies de animais extintas. Entre os quais, o homo sapiens. Depois de uma série de tsunamis, que inundaram sua cidade, Pedro e a irmã sobreviveram. De mãos dadas, observavam os cadáveres. Pedro, ainda sob o efeito robótico dos neurolépticos, disse calmamente: "se eu não estivesse assim, nada disto teria ocorrido." 

Jesus voltara sob o nome de Pedro, a pedra sobre a qual seria erigida sua Igreja. E sua irmã, Maria, fora, no passado, sua mãe. Sós, cercados de bichos sobreviventes, pássaros, insetos... vagaram ainda um pouco pelo mundo. 

E, depois de abençoar os sobreviventes, subiram aos céus, para nunca mais voltar.


Texto de Mathilda Kóvak, escritora, compositora  e roteirista.