"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

sábado, 24 de julho de 2010

Português é a matéria com pior resultado no Enem


Matéria puxou para baixo a média final das escolas; nenhum colégio atingiu média de 700 pontos, em uma escala de 0 a 1.000



O desempenho na área de Linguagens e Códigos, que mede as habilidades dos jovens em língua portuguesa e interpretação de textos, puxou para baixo a média final dasescolas no Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) de 2009. Essa parte do exame foi a única em que nenhum colégio no País atingiu média de 700 pontos, numa escala de 0 a 1.000. Entre as escolas da capital, o melhor desempenho ficou com o Colégio Vértice, com 686,70 pontos. 

Nas outras grandes áreas do conhecimento, a maior média dos colégios ficou entre 700 e 800 pontos. Com a maior média geral do País, o Vértice encabeça as notas das escolas da capital em Matemática, Ciências da Natureza eCiências Humanas. Em redação, a melhor média foi do Colégio Batista. 

A pontuação máxima abaixo de 700 em linguagens é considerada "preocupante" e um reflexo da chamada "geração Y", educada com a ajuda da internet. Para gestores de escolas,com os jovens cada vez mais conectados emredes sociais, a linguagem desenvolvida nomundo virtual se distanciou da língua culta, empobrecendo o vocabulário e prejudicando a capacidade de interpretar textos mais longos. 

"Está tudo muito abreviado, curto, e eles deixam de produzir textos. É tudo copiado: control-C, control-V", diz Maria Martinez, diretora pedagógica do Batista Brasileiro. "Não aceitamos trabalhos copiados da internet. As próprias escolas, às vezes, entregam material pronto para o aluno, que só tem o trabalho de responder, não de elaborar o texto". Diretor do Vértice, Adílson Garcia reconhece que há dificuldade do jovem em adquirir hábitos de leitura.

Apenas duas escolas públicas estão entre as 20 melhores do Enem 2009


As duas únicas são instituições ligadas a universidades; a melhor do País, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, seguido do Instituto Dom Barreto, de Teresina


Das 20 melhores escolas de ensino médio do País, 12 estão na Região Sudeste, quatro na Região Centro-Oeste, quatro na Nordeste e apenas duas são públicas. O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do ensino médio (Enem) de 2009, divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. 

O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. As escolasparticulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. A melhor escola do País, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média total de 749,7. 

Em seguida, estão o Instituto Dom Barreto, de Teresina, com 741,59 pontos, e o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que liderou a classificação nos últimos dois anos e, em 2009, teve média total de 741,32 pontos. 

As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem sãoescolas ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição. 

Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas. 

A participação no Enem é voluntária. Escolas com menos de 2% de participação de alunos no exame não tiveram suas médias divulgadas. 

domingo, 18 de julho de 2010

Gincana "Mama África", E. E. Dr. Carlos Albuquerque

Evento realizado nos dias 09 e 10 de julho de 2010.

Eu, à direita, com as alunas do 2 M7, mentoras da ornamentação da 
sala/stand

Os alunos se entregaram ao ritmo africano... Ficaram verdadeiramente
bem caracterizados. Lindos!!

As meninas levaram a sério a caracterização africana e levaram um típico 
africano para colocar os cabelos bem ao estilo afro.

As idealizadoras do Projeto Mama África à esquerda da foto, Vânia e Cibeli Passos.
Parabéns, professoras de História, o evento foi um sucesso!
À direita, Roberta e eu.