"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

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quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO: As letras K, W e Y são consideradas consoantes ou vogais?


Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais.


Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa. O K corresponde, em português, ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante. Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso.


(Fonte: Revista Nova Escola)

EDUCAÇÃO: Vc sabe o que é BULLYING?

Essa palavra está sendo muito usada ultimamente. E muitas pessoas, inclusive os da área da educação, precisam saber o seu significado urgente. Leiam com atenção. A pronúncia da palavra, caso queira saber, é só acessar o link seguinte, digitar a palavra, clicar em "submit" e ouvir atenciosamente: http://www.howjsay.com/

Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. 


Todo dia, em praticamente todas as escolas do mundo, muitos alunos sofrem algum tipo de agressão física ou moral por serem gordinhos, usarem óculos com lentes grossas ou simplesmente porque dedicam algumas horas a mais que os outros aos estudos. Segundo uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro pela Abrapia, uma associação voltada para a infância e a adolescência, 40% dos entrevistados padecem com o bullying. Esse fenômeno, que começou a ser observado nos anos 1970, ainda não tem tradução para o nosso idioma, mas compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente.


Como identificar vítima e agressor

Depressão, baixo auto-estima, ansiedade, abandono dos estudos – essas são algumas das características mais usuais das vítimas. De certa forma, o bullying é uma prática de exclusão social cujos principais alvos costumam ser pessoas mais retraídas, inseguras. Essas características acabam fazendo com que elas não peçam ajuda e, em geral, elas se sentem desamparadas e encontram dificuldades de aceitação. “São presas fáceis, submissas e vulneráveis aos valentões da escola”.



Além dos traços psicológicos, as vítimas desse tipo de agressão apresentam particularidades, como problemas com obesidade, estatura, deficiência física. As agressões podem ainda abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos. “Também pode acontecer com um novato ou com uma menina bonita, que acaba sendo perseguida pelas colegas”.


Os agressores são geralmente os líderes da turma, os mais populares– aqueles que gostam de colocar apelidos nos mais frágeis. Assim como a vítima, ele também precisa de ajuda psicológica. "No futuro, este adulto pode ter um comportamento de assediador moral no trabalho e, pior, utilizar da violência e adotar atitudes delinqüentes ou criminosas", detalha LélioCalhau. 


Como prevenir o problema na escola 


Mostre-se sempre aberto a ouvir e a conversar com seus filhos.  • Fique atento às bruscas mudanças de comportamento.   É importante que as crianças e os jovens se sintam confiantes e seguros de que podem trazer esse tipo de denúncia para o ambiente doméstico e que não serão pressionados, julgados ou criticados.


Comente o que é o bullying e os oriente que esse tipo de situação não é normal. Ensine-os como identificar os casos e que devem procurar sua ajuda e dos professores nesse tipo de situação. • Se precisar de ajuda, entre imediatamente em contato com a direção da escola e procure profissionais ou instituições especializadas.


(Trechos extraído da Revista Nova Escola, by Renata Costa e Andréia Barros)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

LINGUAGENS: Reflita sobre a frase




Chega uma hora na vida em que você descobre:
Quem interessa,
Quem nunca interessou,
Quem não interessa mais...
E quem ainda vai interessar.
Portanto, não se preocupe com quem já fez parte do seu passado;
 

 há um motivo para não estarem no seu futuro.


(Mensagem recebida por email de um amigo querido, Osnam, de Uberlândia)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

VIDEOLEGAL:




DICADELIVROS

LIVREIRO DE CABUL, de Asne Seierstad

SINOPSE: Por mais de vinte anos, Sultan Khan enfrentou as autoridades, tanto comunistas quanto do Talibã, para prover livros aos moradores de Cabul. Ele foi preso, interrogado, encarcerado e assistiu os soldados talibãs queimarem pilhas e pilhas de livros nas ruas. Ainda assim, persistiu em sua paixão pelos livros. Chegou a esconder milhares de exemplares em sótãos pela cidade, alimentando o sonho de ver seu acervo de 10 mil volumes sobre história e literatura afegã ser transformado no núcleo de uma nova Biblioteca Nacional, semeando alguma luz em um dos lugares mais sombrios do mundo. Depois de viver três meses em Cabul, com o livreiro Sultan Khan, a jornalista norueguesa Asne Seierstad compôs este retrato das contradições extremas e da riqueza desse país. Um relato do cotidiano de uma família islâmica e das dificuldades deste povo para obter conhecimento e se comunicar. Um retrato íntimo de um homem, seus princípios e sua família; enquanto enfrentam os desafios e tensões diárias, os integrantes da família tentam também viver uma certa normalidade por meio do trabalho, de um dia de compras, cozinhando em um momento e se divertindo no outro, casando e dividindo alegrias. As mulheres, em especial, são protagonistas de relatos impressionantes. Mesmo após a queda do Talibã, submetem-se a casamentos arranjados, maridos poligâmicos e a limitações para viajar, estudar e se comunicar com os outros. Estas e muitas outras histórias compõem essa narrativa, mostrando aspectos do país que poucos estrangeiros testemunhariam. Por meio de uma narrativa envolvente, Asne Seierstad dá voz à família Khan, apresentando ao leitor uma coleção de personagens comoventes que reflete as contradições do Afeganistão.
MINHAOPINIÃO: O livro é um ótima forma de conhecer os costumes dos afeganes. A linguagem é simples e direta. É um depoimento. Asne, a autora, descreve através de seus olhos de jornalista o modo de vida e as crenças dos habitantes do Afeganistão. Adorei o livro e recomendo. 



101 DIAS EM BAGDÁ, de Asne Seierstad

SINOPSE:
Neste livro, a autora relata o que viu e viveu em Bagdá entre os meses de janeiro e abril de 2003. Usando sua experiência como correspondente, Seierstad faz uma crônica do cotidiano na Guerra do Iraque, mostrando como vivem os iraquianos, como reagem durante os bombardeios, suas opiniões sobre o regime deposto de Saddam Hussein, as expectativas em relação ao futuro e a censura à imprensa estrangeira. Em artigos na imprensa e reportagens ao vivo para a televisão, a autora reportou os acontecimentos no Iraque antes, durante e depois dos ataques americanos e britânicos. Sempre em busca de histórias menos óbvias que as da pura e simples invasão militar, Seierstad procurou expor o universo do conflito além das manchetes. O resultado foi este relato de sua estada entre o povo iraquiano - um valioso e impressionante retrato da realidade. Desde o momento em que chegou a Bagdá, com um visto de dez dias, a autora estava determinada a descobrir os novos segredos daquela terra antiga e a conhecer as condições reais de vida dos iraquianos. '101 dias em Bagdá' apresenta ao leitor a vida cotidiana sob a constante ameaça de ataques - primeiro do governo iraquiano e depois dos bombardeios americanos. Passando do silêncio ensurdecedor da era de Saddam Hussein às explosões que interromperam o fornecimento de eletricidade, água e outros serviços essenciais no país, Seierstad revela o que acontece às pessoas diante de situações-limite - do que sentem mais falta quando seu mundo se transforma num campo de guerra? O que denunciam quando não há censura? A autora traz à vida um elenco de personagens inesquecíveis - o burocrata responsável pelo atendimento aos jornalistas estrangeiros, Uday al-Tay; Zahra, mãe de três filhos; Aliya, guia e intérprete que se tornou amigo. Ao confiar em uma mulher européia sem roteiro preestabelecido, esses e outros iraquianos desabafam e narram acontecimentos jamais reportados nos jornais e redes de televisão.

MINHAOPINIÃO: Acabei de ler o livro. Vivi intensamente cada momento da invasão das tropas americanas a Bagdá. Emocionei-me com as dificuldades dos iraquianos e dos repórteres que ali estavam para cobrir a guerra. Fatos verídicos acontecidos no ano de 2003. Quem não sabe os reais motivos da guerra, essa é uma ótima forma de se informar. O livro também tem uma linguagem simples e acessível.

LINGUAGENS: O que é um PALÍNDROMO?

Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. Num palíndromo, normalmente são desconsiderados os sinais ortográficos (diacríticos ou de pontuação), assim como o espaços entre palavras.


Rômulo Marinho, veterano palindromista brasileiro, propõe classificar os palíndromos em:

  • Expliciti - trazem sempre uma mensagem direta, clara e inteligível, como "Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos” (palíndromo de autoria anônima, provavelmente o mais conhecido em língua portuguesa).
  • Interpretabiles - têm coerência, mas requerem esforço intelectual do leitor para serem entendidos, como "A Rita, sobre vovô, verbos atira."
  • Insensati - cuidam apenas de juntar letras ou palavras sem se preocupar com o sentido, como "Olé! Maracujá, caju, caramelo."
A seguir alguns exemplos de palíndromos:




A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA
A DROGA DA GORDA
A MALA NADA NA LAMA
A TORRE DA DERROTA
LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA:
ANIL  É COR AZUL
O CÉU SUECO
O GALO AMA O LAGO
O LOBO AMA O BOLO
O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO
RIR, O BREVE VERBO RIR
A CARA RAJADA DA JARARACA
SAIRAM O TIO E OITO MARIAS
ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ
ANOTARAM A DATA DA MARATONA
ASSIM A AIA IA A MISSA

(Fonte: Wikipédia, Palíndromos)






domingo, 3 de janeiro de 2010

TESTELEGAL: Descubra sua vocação

Muito gostosinho de fazer esse teste. Eu fiz e aprovei. E deu certinho comigo... saiu até que eu deveria ser professora de ensino médio!!! E é o que sou mesmo.

Então faça-o também e descubra se dá certo.

O endereço é esse aí embaixo. Clique sobre ele.

http://mdemulher.abril.com.br/carreira-emprego/testes/comportamento/descubra-sua-vocacao-profissional-430404.shtml?comments=yes

LINGUAGENS: A LÍNGUA PORTUGUESA AGRADECE...


Mesmo que você já saiba, é sempre bom lembrar algumas pronúncias corretas de certos vocábulos comuns de nossa "língua" que, infelizmente, alguns falantes insistem em proferir erroneamente.

Nunca diga:

MENAS: a palavra correta é MENOS ("menas" não existe em nossa língua)

IORGUTE: IOGURTE

MORTANDELA: MORTADELA

MENDINGO: MENDIGO

TRABISSEIRO: TRAVESSEIRO

ASTERÍSTICO: ASTERÍSCO

OUTROS:

-A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar)e não GERMINADA, que vem de germinar, nascer, brotar

-O certo é CUSPIR e não GOSPIR.

-O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.

-Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com U), e não "soando", pois quem "soa" é sino !

-O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.

-Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.

-O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.

"-FAZ dois anos que não o vejo" e não " FAZEM dois anos" (fazer no sentido de tempo decorrido, fica no singular).

- POR ISSO e não PORISSO.

-"HAVIA muitas pessoas no local" e não " HAVIAM" (haver no sentido de "existir" é sempre SINGULAR)

-"PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."

-PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA

-A PARTIR e não À PARTIR

- Você e não "voçê". É com C o correto!

-Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer (mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu, ele, nós, vós, eles").

-Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi, etc etc.)

-As pronúncias: CD-ROM é igual a ROMA sem o A. Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka, etc). ROM é abreviatura de Read Only Memory - Memória apenas para leitura.

- HALL é RÓL não RAU, nem AU

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING:

-Não é eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu vou MANDAR , vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO).

-Da mesma forma é incorreto perguntar:

COM QUEM VOCÊ QUER ESTAR FALANDO?

-Veja como é o correto e mais simples: COM QUEM VOCÊ QUER FALAR?

- Ao telefone não use: Quem gostaria? É de matar...

-Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário (essas formaa verbais não existem, diga SEJA E ESTEJA).

-O termo correto é privilégio, e não previlégio.

Bom, sigam, se possível, as dicas acima. E não tenham vergonha de falar "corretamente". Na realidade, expressar-se corretamente só credibiliza a sua retórica e favorece a nossa língua pátria. Se erramos quando não sabemos, até que vai; mas se erramos por incompetência é... burrice mesmo. (rsrsrs)

(Mais uma contribuição do meu Tio João Mota, por email.)


EM QUE PAÍSES A INTERNET NÃO É LIVRE?



Censura a sites é forte em 15 nações.

Às vésperas do 20º aniversário do Massacre da Praça da Paz Celestial (tragédia ocorrida em 4 de junho de 1989), o governo chinês bloqueou o acesso dos seus 298 milhões de usuários a sites como Twitter, Flickr, Youtube, Wordpress, Blogger, Hotmail e Bing. Até a gigante Microsoft anunciou que entraria em contato com o governo do país para exigir explicações. O fato é que a censura à internet no país não é novidade. Para vigiar o grande número de usuários, o partido comunista gasta bilhões de dólares por ano no controle das informações que circulam pela rede. Manter blogs ou postar vídeos criticando o governo pode acabar em cadeia - tanto é que, segundo o site da ONG Repórteres sem Fronteiras, o país tem a maior prisão do mundo para os considerados criminosos eletrônicos. O governo controla os assuntos proibidos por meio de filtros, que encontram palavras-chave ligadas a movimentos democráticos, como "revolta", "massacre", "direitos humanos" ou "movimento estudantil".


Infelizmente, não é só a China que censura o acesso da população à rede. Todos os anos, o Repórteres Sem Fronteiras divulga uma lista de países "inimigos da internet". A última delas, publicada no site da ONG em 2008, coloca nessa categoria mais 14 países: Arábia Saudita, Belarus, Burma, Cuba, Egito, Etiópia, Irã, Coreia do Norte, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão, Vietnã e Zimbábue. Segundo a ONG, "esses países transformaram a internet em uma intranet, impedindo que os usuários obtenham informações consideradas indesejáveis". Além disso, todas essas nações têm em comum governos autoritários, que se mantêm no poder por meio do controle ideológico.


Um dos piores casos de censura é o da Coreia do Norte. O país tem apenas dois websites registrados, o do Centro Oficial de Computação (que na verdade é um órgão de controle do uso da rede) e o portal oficial do governo. Para a população, o uso de internet é completamente vetado: não há provedores no país. Mesmo assim, existem alguns poucos cybercafés autorizados pelo governo. O Repórteres Sem Fronteiras relata que, nesses lugares, a visita da polícia é constante e os computadores acessam apenas conteúdo controlado. Somente membros do alto escalão do governo e estrangeiros têm acesso a conexão via-satélite. Já nas Américas, o único país na lista é Cuba. Por lá, o governo comunista controla o acesso da população à informação por meio do monopólio dos provedores e censura de conteúdo considerado impróprio. Assim, só existe um cybercafé no país e o preço para acessar sites estrangeiros (e filtrados) é de cerca de 6 dólares por hora, completamente inacessível quando o salário médio da população é de 17 dólares por mês.

Fonte: Revista Nova Escola

O TEMPO, by Carlos Drummond de Andrade



"Quem teve a idéia de cortar 
o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar
e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da RENOVAÇÃO
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar
que daqui para diante vai ser diferente...

..Para VOCÊ,
Desejo o SONHO REALIZADO.
O AMOR ESPERADO.
A ESPERANÇA RENOVADA.

Para VOCÊ,
Desejo todas as CORES dessa vida.
Todas as ALEGRIAS que puder sorrir.
Todas as MÚSICAS que puder emocionar.

Para VOCÊ neste novo ano,
desejo que os AMIGOS sejam mais cúmplices,
que sua FAMÍLIA esteja mais UNIDA,
que sua VIDA seja BEM VIVIDA.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente...

Então, desejo apenas que VOCÊ tenha muitos desejos.

Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!"