"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO: As letras K, W e Y são consideradas consoantes ou vogais?


Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais.


Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa. O K corresponde, em português, ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante. Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso.


(Fonte: Revista Nova Escola)

2 comentários:

  1. Prof.,

    Espero q se lembre de mim... Gostei dmais do blog, bastante funcional e interessante...

    Tenho um BLOG tbm: magnoivo.blogspot.com
    Comente minhas postagens...

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Q saudades tenho das aulas de inglês... Na faculdade percebemos a necessidade de adquirir pluralidade de conhecimento... e particularmente sinto meus poucos livros e saberes de inlgês esquecidos ou esquecendo desde a formatura...
    Mas me fascino muito por outros idiomas e estão entre minhas metas de conhecimento...

    Estou cursando Psicologia, e com certeza esse é meu caminho... já me sinto psicólogo (rsrs) e percebo q te certa forma sempre tive vocação para área...E não posso deixar de comentar q sou primo de Pablo seu aluno e fã numero 1 (rsrs...) ele sempre me fala de suas aulas e tudo mais....

    Qro tbm falar q gostaria de ter sido um aluno melhor (Num ter ficado de recuperação..rsrsrs) e agradecer pelas aulas e conhecimentos compartilhados... E foi nos ultimos dias de aula no 3ºano q percebi o valor... tarde dmais para a escola mas me ajuda na jornada da faculdade...

    escrevi dmais...rsrsrs

    Grande Abraço

    ResponderExcluir