"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

LINGUAGENS: Significado de expressões populares

Hoje ouvi uma expressão muito interessante e antiga que há muito não ouvia.

Como ele sabe que chegamos? Ele tem ouvido de tuberculoso?

Qual a razão dessa expressão? As pessoas que sofrem de tuberculose ficam bastante sensíveis, incluindo uma notável capacidade auditiva. A expressão ter ouvido de tuberculoso significa, portanto, ouvir tão bem quanto aqueles que sofrem de tuberculose. Interessante, né?


domingo, 21 de fevereiro de 2010

CUIDADO COM O QUE FALARES EM PORTUGAL...

Clique na imagem para ampliá-la.

VER CEM VEZES É POUCO

Assista e ouça com atenção a mensagem de Willian Shakespeare e perceba que suas palavras foram verdadeiras ontem e continua sendo até os dias de hoje. E que estas palavras é uma lição de vida, uma tapa na cara, uma forma de aprendizagem... Só que ouça e pratique. Senão, estas mesmas palavras se perderão no vento.


FALAR DEMAIS...

Bem, pessoal, hoje resolvi falar sobre uma coisa que acontece comigo e com a maioria das mulheres. Embora, alguns homens tenham essa qualidade também. Falar demais. É isso mesmo. Eu falo demais, às vezes.Ou será quase sempre?!! Então, resolvi pesquisar os motivos dessa "verborragia" e encontrei algumas justificativas de especialistas no assunto. 

Freud, pai da psicanálise, afirmou que falar demais é uma característica ligada a conflitos mal-resolvidos nos primeiros 18 meses de vida, fase oral da crianca, o que levaria a uma fixação oral já na vida adulta. Comer demais, fumar, roer unhas e falar demais estariam, portanto, no mesmo barco. 

Já o psicológo norte-americano Michael Britt deu uma explicação diferente: "Um adulto que fala demais foi provavelmente encorajado a ter esse comportamento quando criança. De alguma forma, os pais recompensaram o filho pelo comportamento e é por isso que ele permanece quando adulto", afirmou o especialista. Ou será genético? 

Richard Depue, psicólogo e professor da Universidade Cornell, em Nova Youk, nos Estados Unidos, descobriu que a genética tem 50 a 70% de responsabilidade sobre o traço extrovertido, o responsável por fazerem as pessoas falarem demais. "A estabilidade dos traços emocionais sugere que a interação entre o ambiente e a neurobiologia é, em parte, determinada pelo último", disse Depue. 

Bom, em meu modo limitado de enxergar as coisas, penso que o meu caso foi estabalecido pelo encorajamento dos meus pais e pela genética. Em minha casa todos são muito falantes, homens e mulheres. 

No entanto, uma outra psicóloga, especialista em Medicina Comportamental pela Unifesp, afirma que é possível que uma pessoa nasça com este gene, da habilidade social, mas há variações. Por exemplo, existem pais que são extrovertidos com filhos extremamente tímidos. 

Em análise, não se sabe ao certo verdadeiramente ainda o que causa a "falação" em um indivíduo. Eu já inferi qual é a razão da minha. E você?

(Dados pesquisados no site IG)