"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

sábado, 23 de janeiro de 2010

LINGUAGENS: Inconstitucionalissimamente, by Leidiane Cequeira


Leitores, acho que o acróstico deu "ibope". Aqui vai mais um de uma outra aluna querida, Leidiane Cequeira. E ela escolheu uma palavra bem incomum: INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE. Uma das palavras maiores do dicionário português. E deu certo. Ficou muito interessante. Adorei mais essa contribuição dos meus alunos leitores.     Estou aberta a mais acrósticos, poemas e outros. Fiquem a vontade.




I mpressionante o tamanho desta palavra,
N ão é?!
C ertamente você se sente com a idéia um pouco
O bscura ao
N ão
S aber seu significado.
T á bom, eu te entendo. Pois se até os mais
I nteligentes, como eu,
Têm dificuldade em escrevê-la e pronunciá-la...
        Imagino que você tenha curiosidade em saber seu significado.
U m pouco de
C alma!
I rei revelar
O significado desta palavra
N ão seja
A pressado! Por favor! Se eu
L evei muito tempo para descobrir,
I magino que você possa esperar um pouco, não é mesmo?
S ei que não será fácil você entender.
S abendo disso, procurei uma maneira simples e
I nteligente, para explicá-la a você.
M as...
A verdade é que,
M esmo diante de todo o meu
E sforço e dedicação,
N ão encontrei nenhuma!
T entei... infelizmente não consegui! Sinto muito!!!
E spero que você não tenha ficado muito desapontado.



Leidiane Cequeira

Inconstitucional: Contrário à constituição. Que discorda da constituição do Estado.

DICADEFILME: O Clube do Imperador

Esse filme surpreende pela sua lição de moralidade: a importância de uma atitude correta. Eu o assisti agora e fiquei emocionada. Um professor de escola americana que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Apaixonado pela matéria que leciona, o estudo da filosofia greco-romana, o educador prega como preceito básico: "o caráter de um homem é o seu destino". Do outro lado, um aluno sem limites, filho de senador influente, que perturba a rotina de suas aulas. Mesmo com todos os empecilhos, o professor, como muitos de nós professores, acredita na inteligência do adolescente e na possibilidade de fazê-lo trilhar os caminhos certos da vida. Nem sempre acertamos com os nossos educandos, e é o que acontece no decorrer do filme. O filme tem uma brilhante história. Uma lição de vida. Vale a pena assistir. "O fim depende do começo" (Aristóteles). Assista ao trailer seguinte.

 ;

LINGUAGENS: Estudante, by Ariele Rezede


Gente, depois que postei o acróstico, de minha autoria, do meu nome, recebi, felicíssima, um e-mail de uma adorada aluna, leitora desse blog, poetisa, Ariele Rezende, mostrando-me um acróstico, composto por ela na 7º série. Fiquei impressionada de ver a maturidade da garota em pleno Ensino Fundamental escrevendo já como uma do Ensino Médio. Na realidade, a surpresa foi pouca, porque a aluna em questão já teve um poema seu postado aqui em meu blog. Poema esse que participou do Psiu Poético 2009. Realmente, Ariele já nasceu poetisa nata. 


Estudar para conquistar meus ideais.
Saúde física e espiritual.
Trazer esperança no peito.
Usufruir das coisas belas do mundo.
Dias melhores.
Amor em abundância para com todos.
Nação feliz.
Trazer humildade no coração.
Evidência de paz.



Ariele Rezende
Que foto autêntica e original!!! Linda demais!
Parece até "garota de capa de revista".

LINGUAGENS: Significados de expressões populares II

Minha colega Cibeli, leitora assídua aqui desse blog e colaboradora, mais uma vez deixou sua contribuição. Dessa vez, presenteou-me com duas expressões populares, segundo ela, mineiríssimas, que eu ainda não conhecia:

Vem pica-pau, aqui é aroeira!
"Fulano" é tão amargo que se cuspir nasce um pé de boldo.


A folha do boldo.
Boldo é uma planta fitoterápica muito indicada para tratamento de
problemas digestivos. Para quem não sabe, o chá é muito amargo (aff...).

Outras:

Fila indiana

Significado: fileira de pessoas ou coisas dispostas uma após as outras.


Origem: Forma de caminhar dos índios da América que, deste modo, desapareciam com as pegadas dos que iam na frente.

Andar à toa

Significado: Andar sem destino, despreocupado, passando o tempo.
Origem: "Toa" é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está "à toa" é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio rebocador determinar.


Ave de mau agouro

Significado: Diz-se de pessoa portadora de más notícias ou que, com a sua presença, 
anuncia desgraças.
Origem: O conhecimento do futuro é uma das preocupações inerentes ao ser humano. Quase tudo servia para, de maneiras diversas, se tentar obter esse conhecimento. As aves eram um dos recursos que se utilizava. Para se saber os bons ou maus auspícios (avis spicium) consultava-se as aves. No tempo dos áugures romanos, a predição dos bons ou maus acontecimentos era feita através da leitura do seu vôo, canto ou entranhas. Os pássaros que mais atentamente eram seguidos no seu vôo, ouvidos nos seus cantos e aos quais se analisavam as vísceras eram a águia, o abutre, o milhafre, a coruja, o corvo e a gralha. Ainda hoje perdura, popularmente, a conotação funesta com qualquer destas aves.


Queimar pestanas

Significado: estudar muito
Origem: Esta expressão, usada até hoje, teve origem nos estudantes de Coimbra, Portugal, que para estudar à noite, acendiam velas, já que não disunham de luz elétrica. Como a luz era fraca, era necessário colocar as pestanas muito perto do texto, o que às vezes provocava o chamuscamento dos pelos pela chama da vela.



Espero que tenham gostado de conhecer a origem dessas expressões populares, faladas por nossos pais, nossos avós e repetidas por nós. Caso tenham mais expressões interessantes, não se sintam acanhados, colaborem deixando-as para o nosso conhecimento em "comentários". Aguardo sugestões.
Ah, logo abaixo a foto de Cibeli, nossa colaboradora.





HOMENAGEM: Vânia Maria Siqueira Alves

Felicito a minha colega Vânia Maria Siqueira Alves pela Menção Honrosa do PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL 2009. Mais uma vez nossa escola é beneficiada pelo talento, competência e dedicação de uma professora que dribla o sistema e ainda consegue méritos em prol de uma educação melhor e mais digna.

Para quem ainda não sabe o que é o Prêmio Professores do Brasil a seguir a apresentação oficial retirada do site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ : "O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação."




 Vânia é a primeira do lado esquerdo, de roupa lilás e sorriso 
franco no rosto.
Parabéns, Vânia, por mais essa vitória!!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

AGRADECIMENTO


Gostaria de agradecer aos meus queridos leitores que participam efetivamente do meu blog, ou nem tão efetivamente assim, pela atenção dispensada. Dizer também que adoro os comentários, todos são interessantes e muito estimuladores. É impossível manter essa vontade de postar novidades se não houvesse a participação de vocês. Fico tão feliz em saber que existem pessoas que compartilham comigo desse meu "cantinho".

Fiquem a vontade para sugerir postagens ou fazerem críticas construtivas. Se quiserem manter um diálogo comigo ou pedir algum explicação a respeito das reportagens, é só deixar o seu endereço de e-mail que irei contactá-los.

Um abraço carinhoso,

Elisângela Santiago

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

LINGUAGENS: Ser ou não ser de ninguém?


Na hora de cantar todo mundo enche o peito nas boates, levanta os braços, sorri e dispara: "eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também". No entanto, passado o efeito do uísque com energético e dos beijos descompromissados, os adeptos da geração "tribalista" se dirigem aos consultórios terapêuticos, ou alugam os ouvidos do amigo mais próximo e reclamam de solidão, ausência de interesse das pessoas, descaso e rejeição.


A maioria não quer ser de ninguém, mas que quer que alguém seja seu. Beijar na boca é bom? Claro que é! Se manter sem compromisso, viver rodeado de amigos em baladas animadíssimas é legal? Evidente que sim. Mas por que reclamam depois? Será que os grupos tribalistas se esqueceram da velha lição ensinada no colégio, onde "toda ação tem uma reação". Agir como tribalista tem consequências, boas e ruins, como tudo na vida. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo - beijar de língua, namorar e não ser de ninguém. Para comer a cereja é preciso comer o bolo todo e nele, os ingredientes vão além do descompromisso, como: não receber o famoso telefonema no dia seguinte, não saber se está namorando mesmo depois de sair um mês com a mesma pessoa, não se importar se o outro estiver beijando outra, etc, etc, etc.
...
Aliás, quando foi que se estabeleceu que namoro é sinônimo de cobrança? A nova geração prega liberdade, mas acaba tendo visões unilaterais. Assim como só deseja "a cereja do bolo tribal", enxerga somente o lado negativo das relações mais sólidas. Desconhece a delícia de assistir um filme debaixo das cobertas num dia chuvoso comendo pipoca com chocolate quente, o prazer de dormir junto abraçado, roçando os pés sob as cobertas e a troca de cumplicidade, carinho e amor.
Namorar é algo que vai muito além das cobranças. É cuidar do outro e ser cuidado por ele, é elefonar só para dizer boa noite, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, transar por amor, ter alguém para fazer e receber cafuné, um colo para chorar, uma mão para enxugar lágrimas, enfim, é ter alguém para amar.

...
Podemos aprender amar se relacionando. Trocando experiências, afetos, conflitos e sensações. Não precisamos amar sob os conceitos que nos foram passados. Somos livres para optarmos. E ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém. É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver um sentimento... É arriscar, pagar para ver e correr atrás da felicidade. É doar e receber, é estar disponível de alma, para que as surpresas da vida possam aparecer. É compartilhar momentos de alegria e buscar tirar proveito até mesmo das coisas ruins.

Ser de todo mundo, não ser de ninguém, é o mesmo que não ter ninguém também... É não ser livre para trocar e crescer... É estar fadado ao fracasso emocional e à tão temida solidão.



(Texto de Arnaldo Jabor)


Quem quiser conhecer mais o Arnaldo Jabor, pode ler o seu livro de crônicas "Amor é prosa, sexo é poesia". Muito legal mesmo. São crônicas afetivas. Eu li e adorei. Vale a pena.



LINGUAGENS: Significado de expressões populares

Coisas do arco-da-velha

Significado: Coisas inacreditáveis, absurdas, espantosas, inverossímeis.


Dose pra cavalo

Significado: Quantidade excessiva; demasiado.

Origem: Dose pra cavalo , dose pra elefante ou dose pra leão são algumas das variantes que circulam com o mesmo significado e atendem às preferências individuais. Supõe-se que o cavalo, por ser forte, o elefante, por ser grande e o leão, por ser valente, necessitam de doses exageradas de remédio para que este possa produzir o efeito desejado.


Memória de elefante

Significado: Ter boa memória; recordar-se de tudo.
Origem: O elefante fixa tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atrações do circo .


Lágrimas de crocodilo

Significado: Choro fingido.
Origem: O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu-da-boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.



Não aguentar uma gata pelo rabo

Significado: ser ou estar muito fraco.
Origem: O feminino, neste caso, tem o objetivo de humilhar o impotente ou fraco a que se dirige a referência. Supõe-se que a gata é mais fraca, menos veloz e menos feroz em sua própria defesa do que o gato. Na realidade, não é fácil segurar uma gata pelo rabo, e não deveria ser tão humilhante a expressão como realmente é.



Afogar o ganso

Significado: Relação sexual; masturbação.
Origem: No passado, os chineses costumavam satisfazer as suas necessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poder sentir os espasmos anais da vítima.







Por enquqnto é só, mas tem muito mais expressões. Postarei em outra oportunidade.
Aguardem!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LINGUAGENS: Mágicas palavras, by Elisângela Santiago

Como não poderia ser diferente, o nome do meu blog é "A PALAVRA ANTES DE TUDO" e sempre foi assim em minha vida. Adoro as palavras. Os livros. Os escritores. A língua. Até o cheiro dos livros eu gosto!!! Quem não entendi o que eu digo, não compreende. Por isso, esse poema meu tem tudo a ver com o meu blog.

"Ah!!! As palavras...
Mágicas
Capazes de penetrar
Profundamente em nossa pele
            Nossa alma,
            Nossas vidas,
            Nossas angústias,
                enfim,
percorrer cada pedacinho de nosso ser,
no mais recôndito dos cantinhos
             e
submergir lentamente
acalentando,
despertando,
desabrochando
          nossos pensamentos
Gosto das palavras escritas,
          não faladas
As pessoas se expressam sem paixão,
              apenas comunicam
As palavras dos livros
         são como bebidas diabolicamente
alucinantes...
embriagam
amortecem e
proporcionam viagens inesquecíveis"






LINGUAGENS: O internetês na escola, by Fabiano Rampazzo


Embora grafia seja criticada por 
profissionais da área de educação, 
ocorrência de abreviações em provas e concursos é quase nula


O internetês - expressão grafolinguística criada na internet pelos adolescentes na última década - foi durante algum tempo um bicho de sete cabeças para gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que as abreviações fonéticas (onde "casa" vira ksa; e "aqui" vira aki) comprometessem o uso da norma culta do português para além das fronteiras cibernéticas. Mas ao que tudo indica o temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só. Ainda que a maioria dos professores e educadores se preocupe com ele (alertando os alunos em sala), a ocorrência do internetês nas provas escolares, vestibulares e em concurso públicos é insignificante. O "problema" é, no fim das contas, menor do que se imaginou.


O fato é que o mito do internetês como monstro devorador de gramáticas e dicionários está, ao que tudo indica, desfeito. Podemos todos dormir tranquilos.








O ABC do internetês
Um pequeno glossário das abreviações mais populares na internet
vc: você
blz: beleza
kd: cadê
fds: final de semana
net: internet
tb: também
tah: tá
tc: teclar, digitar, conversar
flw: falou
fmz: firmeza
tdo: tudo
qdo: quando
pq: porque
eai: oi
qnt: quantos
alg: alguém
ans: anos
axo: acho
q: que
nd: nada
ñ: não
naum: não
a v: a ver
xau: tchau
att: atualizar
add: adicionar
acc: aceitar
bjs: beijos
Abs: abraços



(Fonte: Revista Língua Portuguesa - Edição 40 )

LINGUAGENS: Eu, by Elisângela Santiago


Bom, meus queridos leitores, resolvi me despir. Ficar nua para vocês.
Não é o que vocês estão pensando, mas não deixa de ser um pouco verdade. Na realidade, o que eu queria dizer é que vou a partir de hoje começar a postar aqui em meu blog os meus verdadeiros escritos: meus poemas. E isso, ao meu ver, não deixa de me desnudar. Afinal de contas, falar dos próprios sentimentos muitas vezes é enfraquecer, tirar a máscara, a "roupa", declarar-se e, finalmente, desabafar.
Muitos desses poemas, que vou postar em gotas, pouco a pouco, eu escrevi na época de minha adolescência. E nessa época, como eu costumava dizer, sem saber que Vinícius de Moraes já dizia, doía demais. Era uma dor existencial. Coisa de transição de uma fase para outra. Essa inconstância comum que acontece ao adolescer. Por isso eu escrevia poemas.
As dores de minha alma, eu as afagava com as palavras ditas no papel. Eram meus segredos, minhas revelações, minas angústias. Portanto,  ficaram muito tempo guardadas. Se vocês pudessem ver os pedaços de papel em que estão registradas as minhas dores d'alma, meus poeminhas, ficariam incrédulos. São papéis velhos, amarelecidos pelo tempo; alguns têm datas, outros não; palavras soltas em guardanapos de barezinhos, folhas de caderno, papel de propaganda... E assim vai. Minhas inspirações se davam em momentos bem inusitados.
Certa vez, estando eu em uma festa, lotada de gente, animada ao som de música da época, eu me senti sozinha, vazia, e escrevi. Ali mesmo no meio de todo mundo. E tenho o poema aqui, guardado em meio as minhas anotações e bagunças.
Então, hoje, sei lá o porquê, vou me declarar a vocês. E vou começar com um acróstico. Isso mesmo, e com o meu nome. Original, né? Espero que gostem e comentem. Afinal de contas, preciso de público e saber se o público aprova.

Eu posso entender
Levantar suspeitas
Imaginar razões
Sem encontrar motivos
Antes declarados ou
Negando-me até o fim, mas mesmo assim
Ganho terreno
Em busca de um "eu"
Livre e disposto a
Amar sem limites

*Acróstico: Composição poética, cujo objeto é determinado por uma palavra, cada uma de cujas letras é a primeira de cada verso.


P.S.: Peço aos meus queridos leitores, não fazerem cópias dos meus poemas. Afinal de contas, ainda não estão registrados. E pessoas com más intenções poderiam usá-los como seus. Reservo todos os direitos a mim mesma. Obrigada.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SERÁ?

Estudo afirma que mulheres louras têm uma atitude mais "guerreira e determinada" diante da vida. O estudo pesquisou 156 estudantes da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e descobriu também que, embora as louras tenham mais disposição para defender os próprios interesses, elas são menos inclinadas a chegar às vias de fato do que morenas e ruivas. Outro estudo californiano defende a teoria da auto-confiança das louras.
 A psicóloga Catherine Salmon afirma que mulheres louras têm mais confiança nas próprias qualidades.
 Segundo Salmon, até aquelas que "se transformam" 
em louras rapidamente se adaptam às vantagens dessa cor de cabelo.





(Fonte: montesclaros.com)

domingo, 17 de janeiro de 2010

CRÔNICA: Deus e o diabo no Haiti, by Luiz Fernando Veríssimo


O evangélico Pat Robertson, um dos líderes da direita religiosa americana, tem uma explicação para as desgraças do Haiti que culminaram com esse terremoto demolidor.
Um dos países mais miseráveis do mundo, com uma história ininterrupta de privações, violência e instabilidade política, o Haiti estaria pagando por um pacto que fez com o Diabo em 1804, quando pediu sua ajuda para expulsar os colonizadores franceses e tornar-se uma república.
Desde então, os haitianos viveriam sob uma maldição. O terremoto, segundo Pat Robertson, é apenas o castigo mais recente. Mas o religioso pediu a seus fiéis que rezassem pelos haitianos. E, presumivelmente, pedissem a Deus que esquecesse velhos ressentimentos e lhes desse uma folga.
Se o Diabo ajudou mesmo os haitianos contra os franceses foi por uma causa nobre. O Haiti foi o primeiro país do mundo a abolir a escravidão, dando um exemplo que custou a ser seguido pelos outros.
A república, também inédita, fundada depois da expulsão dos franceses era de ex-escravos, e acolhia escravos fugidos ou alforriados de outros países. E se Deus os castigou por esta audácia, não foi o único.
A França exigiu e recebeu reparação pela colônia perdida, o que aleijou a economia da nova república por muito tempo. A vizinhança com os Estados Unidos também não ajudou. Os americanos chegaram a ocupar o Haiti durante vinte anos, sem muito proveito para o país.
Grandes negócios foram feitos na época dos ditadores Papa Doc e Baby Doc Duvalier, também sem muito proveito para o país.
Nos últimos tempos, apoiando e desapoiando líderes mais ou menos populares, os americanos têm tentado manter no Haiti uma democracia representativa mas não representativa demais, a ponto de armar politicamente uma massa de desesperançados, com o risco de eles também convocarem o Diabo.
Agora não se sabe o que vai surgir dos escombros da tragédia.
Outro
O Deus vingativo de Pat Robertson certamente não era o Deus de Zilda Arns, que morreu no Haiti trabalhando pela causa da sua vida, a ajuda aos pobres e, principalmente, às crianças. O seu era um Deus solidário. Infelizmente, pouca gente no mundo está disposta a fazer um pacto como o que Zilda Arns fez com este outro Deus. Ela sobreviverá como um exemplo e uma inspiração.

É bom lembrar que esse rapaz  aí acima é Magno Ivo, brilhante ex-aluno da E. E. Dr. Carlos Albuquerque (ganhador do 1° lugar nacional do 5° Prêmio Jovem Cientista do Futuro/2004, com o tema Busca de Soluções para a Fome), ao lado de Zilda Arns, triunfante e orgulhoso. E que descreve em poucas palavras o prazer de poder ter tido a oportunidade de conhecê-la pessoalmente: "Fico honrado por ter conhecido a Doutora Zilda e constatado a dignidade e dedicação à causa dos desvalidos. Sempre será minha referência de amor ao próximo. Sua morte enluta todo o país. “Morreu em missão, como viveu toda a sua vida.”


(Fonte: Crônica retirada do oglobo.globo.com e foto do blog particular de Magno Ivo)

“Só sei que nada sei”

Poesia com auto-crítica
Há os que não sabem antropologia
e os que ignoram trigonometria.
Mas só de mim ninguém pode falar nada.
Minha ignorância
Não é especializada.

(Millôr)