"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

LINGUAGENS: A Jabuticabeira em frutos, by João Augusto G. Santos


Somente agora me dei conta de que é primavera: minha jabuticabeira está em flor e frutos. O cheiro doce entra pela minha janela nas asas de uma brisa quente deste outubro seco no Norte de Minas.

Fico pensando em quem plantou uma semente de jabuticaba num copinho de iogurte: Minha sogra.  Morando de aluguel, ela mudava de casa em casa, e por onde ia levava consigo a pequena muda, que apesar dos percalços sobrevivia às intempéries, mudando de vasilha em vasilha. Do copinho de iogurte passou para uma lata de Neston, dessa bendita lata, foi para um galãozinho de tinta, até que finalmente chegou a mim, e eu a transplantei para o chão. Hoje são passados 12 anos e minha jabuticabeira deu frutos, mas minha sogra já não está aqui para comê-los.

Contemplando a jabuticabeira, numa analogia, consigo perceber as mudanças pelas quais nosso país passou ao longo desses anos... Hoje colhemos frutos como se fossem a obra de um homem só: Lula. Esquecemos de quem plantou o Brasil num copinho de Iogurte... Muitos até demonizam o semeador, numa visão míope de dados e estatísticas, fazendo comparações injustas e descontextualizadas. Não quero ser injusto com o passado, é por isso que neste segundo turno vou votar em JOSÉ SERRA.

Professor João Augusto