"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TESTELEGAL: Como você gasta o seu tempo?

Adoro testes e na maioria das vezes dá completamente certo comigo. Inclusive, aprendo até alguma coisa. Por isso sempre posto aqui para compartilhar com os meus leitores. Não os subestime. Pelo contrário, faça-os. Com certeza, você tirará proveito de alguma forma. O importante é ser bem sincero e não mentir pra si mesmo.

Esse sobre o tempo deu o seguinte resultado para mim. E, acreditem, deu certo mesmo. E vou tentar seguir o conselho. A seguir o meu resultado:

Predomínio das atividades urgentes
É preciso que você comece a reforçar suas técnicas de planejamento. A dica é planejar pelo menos três dias para frente e principalmente centralizar em uma única ferramenta todas as suas atividades, caso contrário não conseguirá ter a visão do todo e seu planejamento não irá funcionar. Quem tem muitas urgências não pode alocar todo o dia, é preciso deixar entre 30% e 45% do seu tempo para resolver essas eventuais urgências e com o resultado do planejamento vá diminuindo esse percentual. Ler um livro sobre administração do tempo irá ajudar também a aprimorar seus resultados.



Click no link abaixo e faça o seu. Divirta-se!


LINGUAGENS: Por que os terremotos são tão raros no Brasil?


Tremores de terra ou abalos causados pela liberação de energia acumulada no interior da crosta terrestre não são raridades aqui. Ao contrário: o território nacional sofre cerca de 90 tremores todos os anos. Incomuns, na verdade, são os sismos de grande magnitude porque o país está em uma zona intraplacas tectônicas, com maior estabilidade, afastado das zonas de contato ou de separação de plataformas . Essas áreas de contato são muito instáveis, como é o caso do arquipélago japonês, que sofre com abalos fortes. Mas grandes terremotos já foram registrados aqui. Em 1955, em Mato Grosso, um sismo atingiu 6,2 graus na escala Richter. Ele teria sido devastador se tivesse ocorrido em uma área mais povoada.

Abaixo um link sobre o abalo sísmico que ocorreu em Itacarambi, Norte de Minas, pertinho aqui de Montes Claros. Visite-o e se informe:

http://www.estadao.com.br/especiais/abalo-no-norte-de-minas-gerais,7807.htm

(Fonte: Revista Nova Escola e Estadão.com.br)

LINGUAGENS: O que é terremoto?

Terremotos ou sismos são vibrações na crosta terrestre provocadas pela movimentação de placas tectônicas presentes na litosfera, logo abaixo da superfície da Terra. Essas placas deslizam lenta e constantemente sobre uma camada de magma chamada astenosfera. Os movimentos delas são também responsáveis pela deriva dos continentes e pela formação de montanhas e vulcões. O atrito entre as placas gera uma energia em potencial que, quando liberada, provocam vibrações que se propagam pela crosta, causando os abalos sísmicos. Há duas formas de medir a força dos tremores: pela sua magnitude e pela sua intensidade. "A primeira está associada com a energia liberada pelo terremoto, enquanto a segunda é o efeito causado por ele na superfície da Terra", explica Célia Fernandes, geofísica e técnica em sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). "Para medir a energia liberada pelo sismo, utilizamos a escala Richeter, e para avaliar seus efeitos, utilizamos a escala Marcalli-Modificada", complementa.


A escala Richter foi desenvolvida em 1935 na Califórnia, Estados Unidos. Ela é calculada a partir dos sismogramas (registros dos sismos) produzidos pelos sismógrafos, aparelhos que possuem sensores de vibração que monitoram a movimentação da superfície onde estão localizados. Cada unidade de magnitude representa uma energia liberada dez vezes maior que o grau anterior, ou seja, um terremoto de 4 graus na escala Richter libera uma energia dez vezes maior que um terremoto de 3 graus. Não há limites nessa escala. "Ela é aberta, isto é, vai desde menos infinito até mais infinito", afirma Célia. "O terremoto de maior magnitude já registrado foi no Chile, em maio de 1960. Sua magnitude foi de 9,6". Abaixo de 2 graus, os tremores são praticamente imperceptíveis.


Já a escala Mercalli, que mede a intensidade dos terremotos, foi proposta pelo vulcanólogo italiano Giuseppe Mercalli em 1902, e alterada em 1931, quando passou a ser chamada de Mercalli-Modificada. "Ela possui 12 graus indicados por algarismos romanos de I a XII. A intensidade não é calculada, apenas se observam os efeitos que o sismo causou na superfície, ou seja, é uma medida qualitativa dele", explica a especialista, que mostra como a escala funciona no quadro abaixo:





ESCALA DE INTENSIDADE MERCALLI-MODIFICADA (ABREVIADA)
I. Não sentido.
II. Sentido por pessoas em repouso eu em andares superiores.
III. Vibração leve. Objetos pendurados balançam um pouco.
IV. Vibração como a causada pela passagem de caminhões pesados. Chacoalhar de janelas e louças. Carros parados balançam.
V. Sentido fora de casa. Acorda as pessoas. Objetos pequenos tombam e quadros nas paredes se movem.
VI. Sentido por todos. Deslocamento de mobília. Louças e vidros se quebram. Queda de objetos. Rachadura no reboco de casas
VII. Percebido por motoristas dirigindo. Dificuldade em manter-se em pé. Sinos tocam em igrejas, capelas etc. Danos, como quebra de chaminés, ornamentos arquitetônicos e mobília; queda de reboco; rachaduras em paredes, algumas casas podem até desabar.
VIII. Motoristas de automóveis sentem o tremor. Galhos e troncos se quebram. Rachaduras em solo molhado. Destruição de torres de água elevadas, monumentos, casas de adobes. Danos severos a moderados em estruturas de tijolo, casas de madeira (quando não estão firmes com fundação), obras de irrigação e diques.
IX. Solo rachado, como "crateras de areia". Desabamentos. Destruição de alvenaria de tijolo não armado. Danos severos a moderados em estruturas inadequadas de concreto armado e tubulações subterrâneas
X. Desabamentos e solo rachado. Destruição de pontes, túneis e algumas estruturas de concreto armado. Danos severos a moderados de alvenarias, barragens e estradas de ferro
XI. Distúrbios permanentes no solo
XII. Danos quase totais





Acho que o terremoto que aconteceu no Haiti se
enquadra na XII

TESTELEGAL: Você é maduro?


Acredito que esse teste é mais voltado para os adolescentes. Mas se alguém já adulto quiser fazer, acho que dá certo também.

Faça o teste e deixe o comentário. Gostaria de saber o resultado.

O link é esse aí embaixo. Seja sincero. Se não o resultado será infiel.

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/testes/voce-maduro-525836.shtml