"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

LINGUAGENS: Por que os terremotos são tão raros no Brasil?


Tremores de terra ou abalos causados pela liberação de energia acumulada no interior da crosta terrestre não são raridades aqui. Ao contrário: o território nacional sofre cerca de 90 tremores todos os anos. Incomuns, na verdade, são os sismos de grande magnitude porque o país está em uma zona intraplacas tectônicas, com maior estabilidade, afastado das zonas de contato ou de separação de plataformas . Essas áreas de contato são muito instáveis, como é o caso do arquipélago japonês, que sofre com abalos fortes. Mas grandes terremotos já foram registrados aqui. Em 1955, em Mato Grosso, um sismo atingiu 6,2 graus na escala Richter. Ele teria sido devastador se tivesse ocorrido em uma área mais povoada.

Abaixo um link sobre o abalo sísmico que ocorreu em Itacarambi, Norte de Minas, pertinho aqui de Montes Claros. Visite-o e se informe:

http://www.estadao.com.br/especiais/abalo-no-norte-de-minas-gerais,7807.htm

(Fonte: Revista Nova Escola e Estadão.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário