"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

terça-feira, 3 de agosto de 2010

LINGUAGENS: Jesus, a vingança




Pedro teve a primeira visão, adolescente. O padrasto ia para a posse do primeiro Presidente Civil do Brasil, depois de décadas de ditadura militar. Pedro avisou: "não adianta você ir. Ele está doente. Vai morrer, antes de ser empossado." 

Anos antes, fora atropelado numa calçada. O carro derrubou um banco de cimento e lançou Pedro a metros de distância. Ele sobreviveu, sem nenhum arranhão. E, desde então, convenceu-se de ser a reencarnação de Jesus Cristo. Desde criança, quando astrologia não era moda ainda, Pedro fazia mapa astral, estudava quiromancia e outros esoterismos. Lia mãos das pessoas, nas ruas, e acertava tudo. A família, por sua vez, era materialista e não acreditava nem em esoterismos, nem em Jesus Cristo. 

Passados mais alguns anos, Pedro fazia adivinhações e suas premonições se confirmavam. Ainda assim, fora tachado de doente mental, por psiquiatras, que o entupiram de remédios. Internado um ano num hospício, saiu de lá, com todas as características de um louco. Era violento com a família. Perigoso. Sua irmã era a única que acreditava em seus delírios e achava que ele era mesmo Jesus, que havia voltado para se vingar do que passara aqui, há dois mil anos. Sua irmã também foi considerada louca e internada muitas vezes.

Com o passar de décadas, Pedro começou a operar pequenos milagres em si mesmo. Curou-se de um câncer, dois dias antes de uma cirurgia, destinada a extirpar parte da doença e de seus pés. Rezava e se curava. Um dia, sua irmã pediu que ele rezasse e a curasse de uma doença crônica. Ele o fez. Ela se curou. 

E foi esta sua irmã quem compreendeu, quando o mundo começou a ficar inviável, o que havia acontecido. Seu irmão era Jesus. E, dado como louco, não pôde nos salvar. A Terra estava desolada. Muitas espécies de animais extintas. Entre os quais, o homo sapiens. Depois de uma série de tsunamis, que inundaram sua cidade, Pedro e a irmã sobreviveram. De mãos dadas, observavam os cadáveres. Pedro, ainda sob o efeito robótico dos neurolépticos, disse calmamente: "se eu não estivesse assim, nada disto teria ocorrido." 

Jesus voltara sob o nome de Pedro, a pedra sobre a qual seria erigida sua Igreja. E sua irmã, Maria, fora, no passado, sua mãe. Sós, cercados de bichos sobreviventes, pássaros, insetos... vagaram ainda um pouco pelo mundo. 

E, depois de abençoar os sobreviventes, subiram aos céus, para nunca mais voltar.


Texto de Mathilda Kóvak, escritora, compositora  e roteirista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário