"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Professores usam pouco novas tecnologias em sala de aula

Blogs, programas colaborativos e conferências pela internet não são nada populares entre os professores universitários

Professores usam pouco novas ferramentas e tecnologias deinternet em suas aulas nas universidades. Foi isso que indicou um estudo feito nos Estados Unidos em 2009.

Faculty Survey of Student Engagement entrevistou aproximadamente 4600 professores em 50 instituições de ensino superior nos Estados Unidos para saber como eles estavam usando as novas tecnologias e mídias sociais durante as aulas.

A pesquisa mostrou que a maioria dos professores não usam as ferramentas e não integram seus cursos com essas inovações.

Blog
84% dos professores nunca usaram um blog em suas aulas. 3% não sabem nem mesmo o que seja um.

Programas de edição colaborativa
Programas onde os usuários podem editar arquivos em grupo, como o Google Docs e o Wiki (o mesmo do Wikipédia), nunca foram usados por 79% dos professores.

Videoconferências
Videoconferências ou conversas telefônicas pela internet também não são populares: 84% nunca usou uma destas ferramentas.

Programas de detecção de plágio
Hoje em dia existem até mesmo programas que detectam se o aluno copiou alguma coisa da internet. Sorte dos estudantes que 70% dosprofessores nunca usaram tais programas, embora apenas 4% os desconheçam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário