"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO: Você já faltou ao trabalho por problemas na voz?


Por ano, os professores da educação básica do país faltam cinco dias às aulas, apenas por causa de problemas na voz. Nas demais profissões, a média de ausência não chega a um dia. A conclusão está em um levantamento nacional, com 3.265 pessoas, feito pelo Centro de Estudos da Voz, pelo Sinpro-SP (sindicato dos professores da rede particular) e pela Universidade de Utah (EUA).

Segundo as autoras da pesquisa, apesar de a docência naturalmente exigir mais da voz do que a maioria das atividades, a diferença está muito acentuada --e poderia diminuir, com medidas tanto dos professores quanto dos colégios.

Entre as medidas, Mara Behlau, coordenadora do estudo, sugere a aquisição de microfones para os professores e melhorias acústicas das salas de aula.

*As informações são da Folha de S. Paulo

MINHA OPINIÃO: É realmente verdadeiro o artigo acima. A voz , instrumento fundamental para exercer a função de professor (apesar de termos professores especiais em algumas escolas que utilizam, sem a voz, outros recursos de comunicação), sofre diariamente o desgaste pelo uso incensante e necessário. E esse problema se potencializa quando precisamos elevar a voz para se fazer ouvir dentro de uma sala lotada e repleta de alunos indisciplinados. Muitas vezes, penso, que o professor aumenta o tom de voz na esperança que o som chegue até aquele aluno desinteressado. Somos obrigados a trabalhar o dia inteiro, dez horários geralmente, usando a voz em cada sala, repetindo conteúdos ininterruptamente... Quando chegaremos ao patamar sugerido acima: microfones para os professores e salas de aula acusticamente preparadas?
"Reformemos as nossas escolas, e não teremos que reformar grande coisa nas nossas prisões." [ John Ruskin ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário