"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Jovens encaram carreira e trabalho sob novo olhar


Será que uma geração nascida entre o final dos anos 80 e o começo dos anos 90, que cresceu com a internet, com o videogame e com um mundo marcado pela velocidade da troca de informações tem sua percepção de trabalho mudada?
Para a professora Jonia Lacerda, do curso de Psicologia da Faculdade São Camilo, e para Carmem Alonso, gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a resposta é sim: há uma mudança clara no modo como a geração atual encara o trabalho.

Essa geração, chamada de geração Y, cresceu com o desenvolvimento da internet e outros avanços tecnológicos e estimulada a fazer tarefas múltiplas, muita coisa ao mesmo tempo.

Como explica a professora Jonia, são jovens acostumados a conseguirem tudo o que querem, com excesso de atenção e zelo dos pais, criando uma mentalidade de alta auto-estima e ambição.

'Não se sabe ao certo que efeitos serão percebidos no mercado com essa mudança de perfil, mas já é perceptível a diferença entre uma geração que dava ênfase ao trabalho e à lealdade à empresa e essa geração nova, com foco na saúde pessoal e na qualidade de vida', diz Jonia.

As empresas não se interessam mais por profissionais que só pensam no trabalho e, pelo excesso, prejudicam sua saúde. Elas sabem que será um ônus no futuro, terá impacto negativo.

'É uma geração influenciada pelo videogame, onde tudo é imediatista, se cumprem etapas, há uma escalada rápida e direta rumo ao final. E isso eles transferem para o ambiente profissional, mas não é bem assim', analisa Carmem, que listou os pontos positivos e negativos do perfil dos jovens da geração Y:

Pontos positivos
- velocidade de adaptação
- engajamento nos processos
- melhor aproveitamento do tempo
- rapidez de raciocínio
- otimismo em relação ao futuro

Pontos negativos
- impaciência
- dificuldade de se concentrar
- necessidade de pular etapas rapidamente
- inexperiência para lidar com contratempos e dificuldades
- perspectiva muito individual da carreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário