"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

DICALEGAL: Faltam alguns dias para o Novo Enem


COMO SE PREPARAR PARA O NOVO ENEM

LEIA TUDO COM ATENÇÃO: “O Enem é uma prova de resistência”, afirma Antônio Mario Salles, coordenador do Curso Objetivo. O segredo está em lidar bem com qualquer tipo de conteúdo, inclusive aqueles textos enormes que costumam aparecer na prova. Uma boa dica é ler e reler cada parágrafo, assinalar palavras-chave e ter certeza de que entendeu o conceito antes de passar para frente. “Muitas vezes, a resposta para uma questão está dentro do próprio texto”, explica o professor.

QUESTÃO DE CONTEXTO: Para Salles, é fundamental aplicar os conceitos aprendidos em aula no cotidiano. “Não vai cair química pura, coisas muito teóricas. Querem saber a contextualização”, explica o coordenador, que também é professor de química. Então, a dica é procurar sempre fazer ligações entre o conteúdo que você aprende e as notícias atuais, por exemplo.

REVEJA OS GRÁFICOS: No Enem, o que não falta é gráfico. Para não chegar apavorado no dia da prova, o melhor a fazer é treinar e estudar diferentes linguagens. Dê uma olhada em esquemas que você já tenha estudado, confira em jornais e revistas e sempre preste atenção nas grandezas que estão sendo apresentadas, para não errar a questão por bobeira.

ATENÇÃO A FÓRMULAS: Segundo o Inep, todas as fórmulas necessárias para a realização das questões serão dadas na prova. Mas, de acordo com Salles, “não adianta nada ter a fórmula sem ter o manejo de cada uma delas”. Procure relembrar a função das principais fórmulas de física, química e biologia sobre os temas abordados no Enem, e esteja preparado para fazer paralelos com casos da atualidade.

ATUALIZE-SE: O Enem sempre se preocupou em abordar questões recentes do Brasil e do mundo. Se você não entende direito como surgiu a gripe A ou sobre o que se trata os escândalos no Senado, por exemplo, essa é a hora de se informar.

FOCO EM AGOSTO: Dica esperta: o Enem está pronto desde agosto. Isso significa que assuntos muito recentes dificilmente vão aparecer na prova. Aproveite seu tempo revendo os conteúdos que mais pesam na hora ou se informando de contextos históricos de informações que certamente serão pedidas. Segundo o professor Salles, vale estudar H1N1, crise financeira, energia nuclear e transformação de energia.

NÃO SE ATROPELE: A gente já adianta: se você sente que não está preparado para a prova, não vai adiantar nada se afogar nas apostilas e nos livros faltando apenas 10 dias. Vale mais a pena tentar se atualizar e fazer os simulados.
“Quem não estudou tanto ainda pode tirar uma boa nota”, assegura Salles. “O vestibulando que não estudou não é nulo, ele sabe o que está se passando. O importante é se dedicar, estudar o que for necessário e não desanimar”. Anotou?
(Fonte: Guia do Estudante)

Um comentário:

  1. OI PROFESSORA TD BEM ?
    PASSANDO PARA DIZER QUE ESSE BLOG ESTA EXCELENTE CONTINUE MELHORANDO MAIS ... ESTOU ADORANDO OS TEMAS QUE VC ESTA PONDO . POIS ACOMPANHO DIRETO ..
    PARABENS USE E ABUSE O TALENTO QUE DEUS TE DEU .....
    POIS VC MERECE ........
    OBRIGADA PELO ESSE BLOG .
    OLIVIA CRISTINA

    ResponderExcluir