"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FLORBELA ESPANCA




Já ouviu falar na poetisa Florbela Espanca? Caso não a conheça, vou lhe apresentar.

Nascida em 1894, Flor Bela de Alma da Conceição, em Vila Viçosa, Portugal, viveu apenas 36 anos tumultuosos. Sua vida foi marcada por conflitos íntimos e inquietações do espírito que a poetisa soube transformar em poesia da mais alta qualidade. Sua temática principal é amorosa. O que preocupa mais a autora é o amor e os sentimentos que dele aflora: solidão, tristeza, saudade, sedução, desejo e morte. Florbela também escreveu em prosa. Embora, tenha obtido mais destaque em suas poesias.

Florbela expressou seus sentimentos mais profundos em seus poemas. Inclusive, deu em alguns deles dicas de seu fim trágico. Tentou o suicídio duas vezes. E após o diagnóstico de um edema pulmonar, perdeu o resto da vontade de viver. Não resistiu a terceira tentativa de suicídio. Faleceu em Matosinhos, aos 36 anos de idade, em dezembro de 1930, por sobredose de barbitúricos.

Seus poemas são lindos. Conheça-os. Adoro-os.


Florbela Espanca


(Fonte de informações bibliográficas: Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário