"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)

PESQUISAR NESTE BLOG

terça-feira, 2 de março de 2010

LINGUAGENS: Ditos Populares

Achei muito interessante os novos ditos populares que minha colega de profissão e prima, Cláudia Santiago, me enviou via e-mail. Claro que corri logo pra postar e dividir com vocês essas novas pérolas do conhecimento. Então, aproveitem. Eu adorei.

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem BICHO CARPINTEIRO.'
Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é  carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro?
O correto é: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem BICHO NO CORPO INTEIRO.'

'Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se  esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?
O correto é: ' Batatinha quando nasce, ESPALHA A RAMA pelo chão.'

'Cor de burro quando foge.'
Esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor?
O correto é: 'CORRO DE BURRO quando foge!'

Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.'
Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que  quem sabia se comunicar ia a  qualquer lugar! Enganei. 
O correto é: 'Quem tem boca VAIA Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar e esse dito veio de Roma).

Outro que todo mundo diz errado, 'CUSPIDO E ESCARRADO' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. 
O correto é: 'ESCULPIDO EM CARRARA.' (Carrara é um tipo de  mármore) 
 Caramba! Esta é de doer!!!

Agora, diga-me a verdade. Você falava algum desse corretamente? Duvido. (risos)
Cláudia é essa sorrindo a esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário